×

ONDE ENCONTRAR ESCULTURAS E MONUMENTOS HISTÓRICOS EM MACEIÓ

POSTADO EM 10/08/2022



 

Confira, a seguir, onde encontrar algumas esculturas e monumentos na orla de Maceió para adicionar no seu roteiro de viagem

 

Esculturas da Orla de Maceió

 

Lêdo Ivo 

A estátua de bronze do poeta alagoano Lêdo Ivo foi feita pelo artista plástico Léo Santana, o mesmo que fez a estátua do poeta Carlos Drummond de Andrade, que fica no calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro.

A escultura do poeta que dedicou a vida inteira a falar de Maceió de uma maneira poética, lírica e muito pessoal, possui tamanho real e fica localizada no posto 7, na orla de Jatiúca.

 

Graciliano Ramos

A escultura em homenagem ao escritor Graciliano Ramos é feita de bronze e foi criada para a comemoração dos 200 anos de Maceió, em 2015.

A escultura de Graciliano fica na enseada da Pajuçara, bairro onde ele morou, e também foi feita pelo artista plástico mineiro Léo Santana.

 

Aurélio Buarque de Holanda

O lexicógrafo (dicionarista) Aurélio Buarque de Holanda também teve sua escultura de bronze feita para a comemoração dos 200 anos de Maceió, pelo artista plástico Léo Santana, em 2015.

A estátua fica localizada na orla da Ponta Verde, local onde ele costumava passear com a esposa, Dona Marina.

 

Nise da Silveira

A estátua da psiquiatra alagoana Nise da Silveira fica localizada no Corredor Vera Arruda, bairro de Mangabeiras, em Maceió.

A escultura foi inaugurada em 2019 e homenageia a importância que Nise representa na humanização do tratamento psiquiátrico, que antes causava muito sofrimento para os pacientes.

 

Monumentos e memoriais da capital alagoana

 

Memorial à República

Alagoas é chamada de “Berço da República” por abrigar o Proclamador da República, Marechal Deodoro da Fonseca, e o Consolidador da República, Marechal Floriano Peixoto. Por isso, o Estado criou o Memorial à República para lembrar a forma de governo adotada no Brasil de 1889.

Inaugurado em 2005, o memorial está localizado na Avenida da Paz e contém um acervo sobre a República Federativa do Brasil, exposição permanente sobre o Marechal Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. Contando ainda com o Salão Verde com fotos dos Presidentes Republicanos.

 

Memorial Patrimônio Vivo de Alagoas

Criado em dezembro de 2017 e localizado no Museu Palácio Floriano Peixoto, o memorial reúne a vida e obra de talentos alagoanos. O espaço apresenta fotos e a história de vida dos Mestres do Patrimônio Vivo, documentados pela Lei Estadual nº 6513/04. O registro resgata, valoriza e preserva os mestres e mestras que detêm os conhecimentos e técnicas de manifestações culturais, tradicionais e populares de Alagoas.

 

Memorial Teotônio Vilela

O Memorial Teotônio Vilela está localizado na orla da praia de Pajuçara. É um espaço dedicado à trajetória de vida do Menestrel das Alagoas.

Na parte superior externa do Memorial projetado por Oscar Niemeyer, há uma estátua de Teotônio Vilela soltando um pombo evocando sua luta pela paz, eternizada pelo seu gesto. O Memorial funciona todos os dias, das 9h às 21h, com entrada franca.

 

Maceió está recheada de cultura e tradição em cada canto e há muitas outras estátuas e memoriais espalhadas pela cidade. Pontos especiais que destacam marcos da nossa história e grandes símbolos. Uma verdadeira fonte de curiosidades para alagoanos e turistas que vale a pena conhecer.